Lideranças Religiosas Se Unem no Rio em Defesa da Liberdade de Fé e da Equidade Religiosa
- Baba Rodrigo
- 4 de jan.
- 1 min de leitura
No dia 5 de janeiro, lideranças religiosas, artistas, sambistas, pesquisadores e educadores estarão reunidos no CEAP, no bairro da Saúde (RJ), para a Reunião de Organização do Ato "Dessa Gente". O encontro é um passo decisivo para a construção coletiva de uma manifestação pública em defesa da visibilidade das tradições de matrizes africanas e do respeito à diversidade religiosa e cultural no Brasil.
Em um cenário onde a intolerância religiosa ainda atinge duramente os praticantes de religiões de matriz africana, este encontro propõe dar voz a quem historicamente foi silenciado. A proposta é clara: ocupar os espaços públicos, reivindicar igualdade de direitos e reforçar o caráter laico do Estado brasileiro onde todas as fés, ou a ausência delas, devem ser respeitadas de forma igualitária.
A reunião será um espaço democrático para escuta, trocas de propostas e articulação entre diversos segmentos sociais e religiosos. Mais do que um encontro de fé, será um ato político e cultural de resistência e afirmação de identidade.
Por que é importante estar presente?
Porque a luta contra a intolerância religiosa não pode ser feita isoladamente. Fortalecer a coletividade, construir pontes entre diferentes crenças e reafirmar o direito à liberdade religiosa é um compromisso de todos. Estar presente é dizer: nós existimos e resistimos.
📅 Data: Sexta-feira, 05 de janeiro de 2026
🕒 Horário:14h
📍 Local: CEAP – Rua Sousa e Silva, 112 – Saúde, Rio de Janeiro
Organização:
CEAP & CCIR
Participe! Esse encontro é de toda gente. É de #DessaGente.







Comentários